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É normal ter dúvidas na hora de fazer a precificação de serviços, afinal é uma tarefa que requer muita atenção, tendo em vista que qualquer erro pode causar grandes prejuízos e custar caro para seu empreendimento.
Existem certas particularidades na precificação de serviços; por não se tratar de um produto, e sim um bem intangível, não se pode calcular o seu valor baseando-se simplesmente em preço de compra, de armazenamento e de venda.
Caso queira apoio sobre a precificação de serviços, acesse estes links:
- Contabilidade para Prestadores de Serviço
- Serviços de Contabilidade em Brasília
- Saiba Como Aumentar Os Lucros Da Sua Prestadora De Serviços
Por isso, nós, da CL Contabilidade, trouxemos uma lista com 5 passos na hora de precificar o seu serviço. Veja agora quais são eles.
1- Identifique quais são os custos e despesas
- Custos
Gastos que estão diretamente ligados à entrega final do seu serviço, tudo aquilo que, sem, é impossível entregar o produto final, no caso, o serviço prestado. Podem ser materiais utilizados, mão de obra, dentre outros; serão definidos de acordo com o tipo de serviço oferecido.
- Despesas
Gastos que estão relacionados ao funcionamento e à manutenção da empresa, mas que não impactam de forma direta a prestação final do serviço, como aluguel, IPTU, água, internet, entre outros.
Saiba quais materiais são indicados, necessários e essenciais para um bom serviço prestado, bem como entenda as necessidades da sua empresa para identificar quais gastos serão necessários entre despesas e custos.
2- Calcule o custo e o tempo do serviço unitário.
Some gastos com aspectos como equipamentos, materiais, mão de obra, tudo que será necessário para a execução unitária da prestação de serviço, estime o tempo que necessário para tal tendo em vista deslocamento, uso de energia elétrica, gasto de materiais.
3- Conheça seu ramo de atuação e sua concorrência.
Entenda o valor de mercado do seu serviço, como a concorrência se comporta perante o mercado de atuação, além de levar em conta as necessidades do seu potencial cliente.
Imagine que, em seu ramo, uma empresa cobra X em preço abaixo do mercado, prestando um serviço com qualidade também inferior.
Se levar em conta apenas o preço cobrado pela empresa e entregar um serviço com excelência, acima do seu ramo em termos de qualidade, isso irá atrair uma quantidade significativa de clientes; no entanto, sua empresa dificilmente terá lucro.
A longo prazo, essa conduta de não entender o funcionamento do mercado como um todo pode trazer consequências desastrosas para a empresa.
4- Escolha o modelo de precificação para ser utilizado.
Cobrar por hora ou ter um preço fixo ou variável é algo que deve ser observado no momento da precificação do seu serviço.
Depois de entender como o mercado funciona, analise qual modelo de precificação se ajusta melhor a seu cliente e a seu negócio.
Tendo em vista atingir mais pessoas e perfis diferentes, é válido ter um preço variável que se ajusta às necessidades de cada cliente, sem se esquecer de levar em conta as particularidades de seu negócio também.
5- Conte com um especialista.
Ter um especialista ao seu lado que te auxilia em todas as questões na hora de decidir sobre a precificação de serviços é um diferencial para seu negócio e pode evitar grandes dores de cabeça no futuro. Por isso, nós, da CL Contabilidade, especialistas em prestação de serviços, estamos aqui para te auxiliar e para simplificar tudo para você.
Quer saber como fazer esse processo de precificação de serviços?
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